ARS do Algarve abre três áreas dedicadas ao novo coronavírus

27/03/2020
noticias banner

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve abriu três áreas dedicadas à Covid-19, denominadas ADC-Comunidade, nas unidades de cuidados de saúde primários de Portimão, Olhão e Tavira. Os espaços foram abertos ontem, 26 de março, na sequência da entrada de Portugal na fase de mitigação da pandemia de Covid-19.

Estas áreas são constituídas por equipas de médico, enfermeiro, assistente operacional, administrativo e equipa de limpeza, sendo destinadas ao atendimento exclusivo de utentes com suspeitas de infeção pelo SARS-CoV-2.

Os ADC-Comunidade dos centros de saúde são compostos por salas de observação, área de receção, de espera e instalações sanitárias separadas dos restantes utentes, e vão funcionar num espaço completamente separado do atendimento aos doentes que não apresentem suspeitas de covid-19.

Nesta primeira fase, os ADC-Comunidade vão funcionar todos os dias de semana, entre as 8 e as 20 horas, podendo o horário vir a ser alargado, caso se justifique.

Encaminhamento feito pelo SNS 24

No Centro Hospitalar Universitário do Algarve já se encontram a funcionar duas áreas dedicadas à covid-19: ADC-Serviço Urgência, 24 horas por dia, junto aos serviços de urgência da unidade hospitalar de Faro e Portimão.

A ARS Algarve reforça ainda a importância de que os utentes que apresentem sintomas devem, em primeiro lugar, contactar a linha SNS 24, através do número 808 24 24 24, que, após a avaliação, as encaminhará para o serviço de saúde mais adequado.

No decorrer da próxima semana, a ARS Algarve, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde, Barlavento, Central e Sotavento, vai alargar o número de ADC-Comunidade nos principais centros de saúde da região.

Rede de 13 postos de colheita

Complementarmente à abertura de ADC-Comunidade nos Cuidados de Saúde Primários, a ARS Algarve indica que, em articulação com os laboratórios convencionados da região, vai criar uma rede de 13 postos de colheita covid-19 convencionados, distribuídos pelo Algarve e que servirão para efetuar os testes prescritos palas ADC-Comunidade e SNS 24.

No âmbito da reorganização da prestação de cuidados urgentes, nesta fase de mitigação, os quatro serviços de urgência básica (SUB) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, em Lagos, Loulé, Albufeira e Vila Real de Santo António, estão a funcionar em exclusivo para o atendimento a doentes não covid-19, com o objetivo de garantir o necessário acesso e segurança no tratamento e prestação de cuidados de saúde a toda a população.