Voltar

Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios

12/10/2020

De acordo com o Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21, Áreas Dedicadas à COVID-19 (ADC) são convertidas em Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios (ADR), quer nas unidades de cuidados de saúde primários (ADR-C), quer nos serviços de urgência das unidades hospitalares (ADR-SU).

Estas áreas destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda que pela gravidade dos sintomas necessitem de avaliação médica presencial.

As Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios (ADR-SU) são garantidas pelos Conselhos de Administração dos Centros Hospitalares e Hospitais (CHH) e das Unidades Locais de Saúde (ULS), com a adaptação das anteriores ADC-SU ao tratamento de doentes com quadros respiratórios agudos de provável etiologia infeciosa, unidade hospitalar.

As Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios (ADR) são da responsabilidade das Administrações Regionais de Saúde (ARS), dos Conselhos de Administração das Unidades Locais de Saúde (ULS) e dos Diretores Executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), que garantem o número adequado de Área Dedicada para Doentes Respiratórios em cada ACES, de acordo com as características demográficas, geográficas, e epidemiológicas em cada região e local.

Consulte a lista de Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios – Comunidade.

O encaminhamento do doente suspeito para as Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios é feito mediante a avaliação da Linha SNS24, ou pela USF / UCSP.