Voltar

Áreas Dedicadas COVID-19

De acordo com a Norma COVID-19: Fase de Mitigação foram criadas as Áreas Dedicadas COVID-19 em cada Serviço de Urgência (ADC-SU) e as Áreas Dedicadas COVID-19 Comunidade (ADC-COMUNIDADE).

Áreas Dedicadas COVID-19 (ADC-SU) são garantidas pelos Conselhos de Administração dos Centros Hospitalares e Hospitais (CHH) e das Unidades Locais de Saúde (ULS), com a criação áreas de Serviço de Urgência e de enfermarias dedicadas ao tratamento de doentes com COVID-19, em cada unidade hospitalar.

As Áreas Dedicadas COVID-19 Comunidade (ADC-COMUNIDADE) são da responsabilidade das Administrações Regionais de Saúde (ARS), dos Conselhos de Administração das Unidades Locais de Saúde (ULS) e os Diretores Executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), que garantem pelo menos uma Área Dedicada COVID-19 em cada ACES, com um número adicional de ADC-COMUNIDADE de acordo com a densidade populacional, a dispersão geográfica e a evolução epidemiológica regional e local de COVID-19. 

Consulte a lista de Áreas Dedicadas COVID-19 Comunidade disponíveis.

O encaminhamento do doente suspeito para as Áreas Dedicadas COVID-19 é feito mediante a avaliação pela Linha SNS24, ou pela USF / UCSP.