Voltar

App StayAway Covid já foi instalada por 1,26 milhões de utilizadores

02/10/2020
stayaway covid desktop

A aplicação de rastreio StayAway Covid foi instalada por cerca de 1,26 milhões de pessoas desde o seu lançamento, no dia 1 de setembro. Até ao momento, 107 pessoas com COVID-19 utilizaram a ferramenta para alertar os contactos de risco.

Os dados foram apresentados esta sexta-feira pelo presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, durante a conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19.

Segundo Luís Goes Pinheiro, entre mais de um milhão de utilizadores já foram inseridos na aplicação 107 códigos. Estes códigos são atribuídos ao doente pelo médico na plataforma ‘Trace Covid-19’ sempre que um utente testa positivo para o novo coronavírus e podem ser introduzidos na aplicação de rastreio para alertar todos os contactos de risco recentes que também utilizem a StayAway Covid.

“Desde o início que sabemos que esta aplicação assenta no princípio da liberdade. A liberdade de instalar, a liberdade de a usar e a liberdade de inserir o código quando o médico o fornece ao doente com COVID-19”, destacou o responsável.

Luís Goes Pinheiro aproveitou para apelar aos utentes usa a aplicação e que venham a testar positivo para introduzirem o código.

“Se o fizerem, aquelas pessoas que foram contactos de alto risco nos últimos dias não saberão quem foi a pessoa que inseriu o código. O seu anonimato ficará garantido”, assegurou.