Voltar

DGS publicou norma sobre a campanha de vacinação contra a COVID-19

26/12/2020

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou na quarta-feira, 23 dezembro, a primeira Norma sobre a Campanha de Vacinação contra a COVID-19. 

Esta Norma, dirigida a médicos, enfermeiros e farmacêuticos do sistema de saúde, recomenda a utilização da vacinaCOMIRNATY para a prevenção da COVID-19 em Portugal, após a sua aprovação na União Europeia.

O documento apresenta as características da vacina, as suas indicações, contraindicações e precauções, bem como o modo de preparação e administração desta vacina. 

A Norma aborda também a vacinação em circunstâncias especiais, nomeadamente em pessoas com alguns tipos de doenças crónicas. 

As pessoas que forem ser vacinadas serão esclarecidas pelos profissionais de saúde que vão administrar a vacina sobre os benefícios da vacinação e potenciais reações adversas.

As reações adversas comuns são ligeiras ou moderadas e tendem a estar resolvidas alguns dias após a vacinação. Entre as mais comuns constam a dor no local da injeção, a fadiga, as dores de cabeça e as dores articulares. 

Esta vacina demonstrou ser segura e eficaz, pelo que a vacinação é fundamental para controlar a pandemia.