Voltar

785 mil doses de vacinas contra a gripe distribuídas

16/10/2020
vacinas desktop

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, adiantou esta sexta-feira que já foram distribuídas 785 mil doses de vacinas contra a gripe no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que a primeira fase de vacinação está “a correr bem”.

“Na próxima semana chegaremos a 1,4 milhões de doses de vacinas. Este ano, as tranches de vacinas têm chegado de acordo com o que estava programado e antes do que estava programado”, destacou a especialista em saúde pública, acrescentando que há vacinas para começar a segunda fase na próxima segunda-feira (dia 19 de outubro).

Em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19, Graça Freitas lembrou que este ano foi adquirido o maior número de sempre de doses de vacinas para o SNS (cerca de dois milhões) e que a vacinação foi antecipada em cerca de duas semanas.

Depois de uma primeira fase que incidiu, entre outros grupos, nos profissionais de saúde e nos profissionais e residentes em lares de idosos, o país prepara-se para entrar na segunda fase de vacinação.

“Todos os anos, as pessoas com 65 ou mais anos devem vacinar-se. Este é o grande grupo por duas questões: é o grupo mais velho e é o grupo que já tem mais doenças. É mais frágil pela idade e pelo número de doenças”, justificou. Adicionalmente, as pessoas com doenças crónicas graves também têm direito à vacinação gratuita contra a gripe, bem como as grávidas, que já tinham sido incluídas na primeira fase.

Pretende-se, assim, “evitar ao máximo casos de gripe para não criar confusão com casos de COVID-19”. “O SNS preparou-se para aumentar a cobertura da vacinação da gripe e o acesso das pessoas a esta vacina”, afirmou.